Paraná-RN

                            

           




Primeiro de novembro de 2020.

Dia de todos os santos que a Igreja Católica celebra.
Partilho uma entrevista que uma jornalista italiana fez a Maria Cimma, uma australiana que está sendo estudada pela Igreja católica com um carisma especial... Sobre "As almas do purgatório".







        


     Música: Serra da boa esperança 
             Autor: Dércio Marques.


                                           

                                                                   moreira.mcp@gmail.com

 

 


Conclusão do Congresso Internacional da Economia de Francisco.

Uma nova visão de olhar o mundo e os pobres.
                             

 Parabéns, Paraná-RN !    

   Este aniversário da cidade de Paraná-RN coincidiu com a linda missa da páscoa a qual todos participaram.


        Que a “III CAVALGADA DA PAZ” e a festa de aniversário da cidade faça crescer sempre mais laços profundos entre todos “MUNICÍPIO  e CIDADE” fazendo de todos um coração só, uma alma só, UM SÓ CORMO SOCIAL: 
                    
         A CIDADE “PARANÀ-RN  
                      
           " O PARANÁ NOSSO POVO" !

    A todos os paranaenses a alegria de sermos partícipes deste tempo pascal e que verdadeiramente todos deem espaço para que Jesus ocupe o nosso ser e que deixemos que ele atue e não deixemos a oportunidade para servir e amar concretamente a nossa volta. Pois, cada dia “ELE não volta... COM AS OPORTUNIDADES.
Não o deixemos preso dentro de cada um de nós sem poder servir de verdade os irmãos, como só “ELE serviria. Através do nosso ser! Eis a mensagem:  
 

 ”A nossa alegria não deve ser apenas uma euforia passageira, mas um estado de espírito, fruto da certeza que Deus está sempre conosco”.

      Jesus Ressuscitado é o sol da alegria e nós podemos levar a sua luz e sua alegria a todos. A nossa alegria é viva, venceu a morte. O evento da ressurreição repete-se em nossa vida no quotidiano. Em cada dor está a morte e em cada morte uma ressurreição, por isso a alegria reina no coração de quem crê."

       Acreditamos no seu presente e no seu futuro Paraná- RN!

 Acreditamos nos seus filhos cheios de Sua luz que ama a todos sem distinção.Parabéns Paraná-RN !

Atendimento médico. Fica aonde?

Curso online

Oi amigas/os,
A partir de uma parceria entre Associação Civitas e a Fundación Cláritas foi lançado o curso virtual Participacão Cidadã em português. O curso começa no próximo dia 22 de abril e tem duração de sete semanas. A dedicação semanal depende do horário disponível do aluno. A proposta inclui estudos de caso, leitura de materiais e bibliografia disponíveis no campus virtual, além de interação com professores e outros participantes de diferentes países da América Latina por meio de fóruns e chat.

Acho que é uma maneira eficaz e econômica de promover a nossa capacitação e também dos quadros das organizações sociais!!! Assim, espero que vocês possam divulgá-lo para todos que possam ter interesse.
Abraços,

Fogão de Chão


*****************************************************************

Crise para quem? - A contribuição do sistema financeiro para a crise econômica

************************************


 



                                                              

Direitos da criança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegaçãopesquisa
Ícone de esboçoEste artigo sobre direito é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1959,[1] representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças.
  1. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  2. Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.
  3. Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  4. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe
  5. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
  6. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
  7. Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer
  8. Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
  9. Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
  10. Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
  11. Todas as crianças têm o direito de viver uma vida saudável.
No Brasil, os princípios da Declaração dos Direitos da Criança foi uma das normas internacionais que norteou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.






Do Correio Brasiliense:
Autoridades municipais devem observar o prazo para cumprir as determinações inscritas no Plano Nacional de recursos sólidos. A lei estabelece que cada município elabore o plano de Gestão integrada de resíduos sólidos até agosto de 2012. se não o fizerem não poderão receber recursos do Orsamento da União.

*********************************************************



                                          Fonte: Correio Braziliense
France Presse
Publicação: 22/06/2012 19:34Atualização: 22/06/2012 19:57
Rio de Janeiro - A cúpula Rio+20 terminou nesta sexta-feira (22/6) com a aprovação de um plano modesto para avançar para uma "economia verde" que freie a degradação do meio ambiente e combata a pobreza, fortemente criticado pela falta de metas vinculantes e financiamentos.


A cúpula, a maior da história da ONU, reuniu durante 10 dias líderes e representantes de 191 países 20 anos depois da histórica Rio-92, que tomou decisões para combater as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a desertificação.

O texto final foi elogiado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo quem se tratou de um "bom documento, uma visão sobre a qual podemos construir nossos sonhos". "O Brasil foi responsável por construir um consenso possível. O consenso possível é um ponto de partida e não de chegada", disse a presidente Dilma Rousseff.

O acordo de 53 páginas "é a definição da economia dos próximos 20 ou 30 anos", afirmou André Correa do Lago, chefe negociador do Brasil, em entrevista à AFP.

"Os líderes do mundo se reuniram no Rio de Janeiro para dizer que a prioridade máxima do mundo é a erradicação da pobreza, e a segunda prioridade é uma mudança dos padrões de consumo e produção que sejam viáveis para um mundo que terá 9 bilhões de habitantes em 2050", afirmou. Mas a sociedade civil, irritada, denunciou o "fracasso" e a falta de ambição da Rio+20.

"A Rio+20 foi um fracasso de proporções épicas", disse Kumi Naidoo, do Greenpeace Internacional, um dos ativistas da alternativa Cúpula dos Povos, que reuniu 50.000 participantes em 10 dias e que se reuniu com Ban nesta sexta-feira para entregá-lo um documento com críticas. "Agora devemos trabalhar juntos para formar um movimento que enfrente a crise econômica, ambiental e de igualdade que está sendo imposta a nossos filhos. O único resultado desta cúpula é a raiva justificada, uma raiva que devemos transformar em ação", disse.

O documento final, que será adotado pelos líderes mundiais, cita as principais ameaças ao planeta: desertificação, esgotamento dos recursos pesqueiros, contaminação, desmatamento, extinção de milhares de espécies e aquecimento climático, catalogado como "um dos principais desafios de nossos tempos".

Leia mais notícias em Rio+20

Também lança um processo para adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com metas para avanços sociais e ambientais dos países, e que substituirão as Metas do Milênio da ONU, quando estas expirarem em 2015.

O acordo impulsiona a transição para uma "economia verde", um conceito promovido pelos europeus, mas criticado por vários países em desenvolvimento e ativistas que temem que represente a mercantilização da natureza e promova o protecionismo em detrimento de nações pobres.

O Grupo dos 77 países em desenvolvimento (G77) mais a China pediu, no início da conferência, um fundo de 30 bilhões de dólares para conseguir cumprir as metas socioambientais, mas em um contexto de crise econômica mundial, o texto final não define cifras.

Quanto ao Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), o qual os europeus queriam tranformar em organização mundial, decidiu-se que por enquanto apenas será fortalecido, como queriam Brasil e Estados Unidos.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, lamentou nesta sexta-feira que a defesa dos direitos reprodutivos da mulher - seu direito a decidir se têm ou não filhos - tenha ficado de fora do texto final, um pedido também feito por outras líderes como a presidente Dilma Rousseff. No entanto, destacou que o documento "marca um avanço real para o desenvolvimento sustentável", que definiu como "um dos temas mais urgentes de nossos tempos".

Hillary substituiu na cúpula o presidente Barack Obama, que não foi ao encontro. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o britânico David Cameron também estiveram ausentes.



Observação:

    Para copiar fotos desta página favor colocar a fonte: nome da pessoa ou site ou link da página.
                                                       Conceição Pinheiro

Foto: Heronides Pinheiro

Foto: Heronides Pinheiro









Filho de Chico Venâncio

Sátiro e Maroquinha
                                                                                   

Maria, Sátiro, Terezinha e Maroquinha
                                                                             
Maria Leopoldina Pinheiro (Maroquinha)
Em Brasília
Foto: Conceição Pinheiro










Maria Leopoldina Pinheiro (Maroquinha Pinheiro). 





Maria de Tia Ester, Tia Ester, Tio Olinto, Tio Odéo, Sátiro Francisco (Meu Pai),Mamãe que está com o lenço  e Tia Julia.




Filho de Chico Venãncio

Quem era Branco?

Nas pequenas cidades muitas vezes não se sabe o nome verdadeiro das pessoas.

Eu era menina. Estudava em Sousa-PB. Minha mãe certo dia trouxe uma criança pálida com um grande tumor no rosto. Mas mesmo com aquela grande enfermidade ele sorria... Branco ficou na minha casa até ficar bom, voltou apenas com uma enorme cicatriz.

Quando meus pais eram vivos, Branco andava muito na nossa casa. Não bebia. Ajudava. Sempre que alguém pedia para fazer algo ele estava pronto para servir a todos da cidade. Minha mãe tentou ficar com ele definitivamente na nossa casa, mas devido a esse seu jeito de está sempre em vários lugares Branco permaneceu na cidade de Paraná-RN. Tenho seu sorriso estampado na minha alma.

 

Como minha irmã Terezinha me descreve o seu último encontro com Branco:

Eu e o Deaquino esperávamos os pedreiros... (Encontro preparado por Deus), quando Branco, cabeça pelada, sujo, estava limpando um chiqueiro de porco, pediu desculpas, vinha da Unha de Gato (Sítio vizinho), com uma sacola de caju e na maior alegria veio falar com a gente: "Mais meu Deus olha quem está aqui? Deaquino e Terezinha. As pessoas que eu mais quero bem. Já pensou como eu fiquei feliz de ver vocês. E a conversa rolou sobre tudo. De onde vinha. O que fomos fazer. Falou que um dia desses disse a mãe dele que se achava muito velho, como filho, a mãe estava muita mais nova. Mas era isso, ele não conseguia deixar de beber. Que já fizeram muita sacanagem com ele, uma vez deram cachaça com xixi, outra, foi demais deram cachaça com gasolina. Deaquino e eu dissemos muita coisa... Que ele ainda era novo, fosse reduzindo as quantidades, era bonito, que ele fosse a Igreja e pedisse a N. S. P. Socorro para deixar de beber. Ele disse: E posso entrar na Igreja bêbado?

Deaquino disse, pode. Pode fale tudo pra Jesus. Tudo que pedir você receberá, e espere um pouco. Sei que sorriu, ficou feliz mais ainda quando Deaquino lhe deu uma ajuda em dinheiro; Deu a mão, agradeceu e saiu rapidinho levar o recado para os pedreiros - que a gente estava esperando. Encontrou os pedreiros, mas deu o recado e já foi para o calvário. Na mercearia onde foi beber, nem gastou o dinheiro, uns perversos... deram para ele beber de uma vez só, seis copos de cachaça, caiu ali por perto do Posto de gasolina e colocaram-no na área de Antônio de Raimundo e então Branco, viajou para o Paraíso.

Pelo menos momentos antes viveu grande sensação de estar entre amigos de verdade, de ser amado e de sentir verdadeira alegria. Soubemos no outro dia do enterro, não fomos avisados. Porém, cada vez que me lembro rezo um Pai-Nosso... e peço para o Pai Eterno acolhê-lo no paraíso onde estar Papai e Mamãe e Maneco seu pai e seus familiares, felizes por encontrá-lo ali. Branco foi serviçal para conosco e para todos... Seus favores são impagáveis...

Assim Terezinha me descreveu os últimos momentos que passaram com ele. Sim. Branco faz parte daquele número incalculável de pessoas que ficam na marginalidade, vítima de pessoas insensíveis que dão bebida para rir do outro bêbado. Branco não tinha dinheiro, mas não faltava quem lhe pagasse uma bebida. Foram lhe matando aos poucos. Branco foi mais uma vítima do uso indevido do álcool.

Branco faz parte do número infinito de pessoas que acolhidos pelo amor de Deus viverão na plenitude do seu amor e da felicidade. Pois Ele disse:

            “FELIZES OS POBRES PORQUE VERÃO A DEUS”.

                            Música que mamãe cantava com as crianças,  na Igreja de Paraná-RN.


Hinos que fazem parte da cultura religiosa da cidade do Paraná-RN,da história da nossa Igreja do Perpétuo Socorro.